player

» » Morre Joseano Felipe, Campeão Mundial, paratleta potiguar

Campeão parapan-americano de halterofilismo em Toronto 2015, o atleta Joseano dos Santos Felipe faleceu na noite desta quarta-feira (27) vítima de uma parada cardíaca. Aos 42 anos, o paraibano radicado em Natal disputava uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e tinha acabado de conquistar o título da Copa do Mundo da modalidade, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, ele também quebrou o recorde das Américas da categoria até 107kg.

Nascido na cidade de Tacima, na Paraíba, Joseano dos Santos Felipe atuava como policial militar em Natal, no Rio Grande do Norte. Era membro do Batalhão de Operações Especiais (Bope) quando uma operação mudou completamente sua vida.

Em novembro de 2000, aos 27 anos, o policial de 1,90m trabalhava para tentar impedir a fuga de Valdetário Carneiro, criminoso famoso no Nordeste, do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN). Durante a ação, Joseano foi alvejado em uma troca de tiros e ficou paraplégico, encerrando seus dias como membro do Bope.

Com o inesperado fim da carreira, veio a depressão. Sem poder mover as pernas, Joseano foi aconselhado a fazer hidroterapia como parte da recuperação. Por coincidência, o paraibano foi parar na Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), onde a imponência física chamou a atenção para o halterofilismo.

“Um rapaz viu meu perfil e perguntou se eu queria treinar. Até então eu vivia em depressão, não saía nem na frente de casa. O esporte que me voltou à vida novamente”, contou o próprio atleta, durante o evento-teste da modalidade, no Rio de Janeiro. 

O esporte não só o trouxe de volta à vida como o deu muitas alegrias. Na última semana, no Rio de Janeiro, Joseano quebrou o recorde das Américas da categoria até 107kg ao levantar 206kg na Copa do Mundo de halterofilismo. O resultado havia o aproximado mais ainda de uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Joseano Felipe treinava diariamente com o filho, Felipe Michel, estudante de educação física. A parceria profissional entre eles começou em 2014 e trouxe motivação e bons resultados, entre eles o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.

Fonte: Novo Jornal

Postado por JUCIENOAR

FM Boa Saúde a rádio que deixa você bem informado.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta